Chapim Azul

by 20:06 0 comentários




Chapim-azul - Cyanistes caeruleus

Este pequeno chapim é uma das aves mais activas e bonitas do Jardim Gulbenkian, onde está presente em grande número, sendo impossível visitar o jardim sem nos cruzarmos com um chapim-zul.

Passeriforme da família paridae, o chapim-azul prefere os bosques, sendo também comum nas cidades. Em Lisboa pode ser encontrado nos jardins e em grandes árvores de avenidas como a Avenida da Liberdade. É provavelmente a ave mais simbólica das zonas ajardinadas da cidade e, em particular, do Jardim Gulbenkian, onde nidifica.


Classificação

Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Passeriformes
Família: Paridae
Género: Cyanistes
Espécie: C. caeruleus
Nome binomial. Cyanistes caeruleus, Linnaeus, 1758


Aparência

É uma ave pequena, com 10 a 12 centímetros de comprimento, muito ágil, que exibe asas com uma envergadura de 18 centímetros. As suas cores são o azul, o branco, o preto e o amarelo, exibindo uma grande actividade, estando em permanente busca por alimentos.

Não apresenta disformismo sexual pelo que a plumagem dos dois sexos é similar, sendo muito difícil, senão mesmo impossível distinguir o macho da fêmea.



Alimentação

É uma ave insectívora que se alimenta de insectos e larvas, que encontra na folhagem e tronco das árvores. A sua dieta pode incluir ainda sementes e frutos (figos, uvas, cerejas, etc.).


Reprodução

Reproduzem-se de Fevereiro a Julho e os ninhos apresentam 3 a 5 ovos, podendo nalguns casos chegar a 6. Os ninhos são construídos em buracos nas árvores, daí que no jardim Gulbenkian tenham sido instalados ninhos que visam promover a sua reprodução.


O canto do Chapim-azul:



(som Xeno-canto)


Aprendizagem

Os chapins-azuis conseguem aprender e transmitir o conhecimento a outros indivíduos da mesma espécie. desde 1920 que na Inglaterra aprenderam a tirar as tampas das garrafas de leite, no tempo em que esta bebida era distribuída por leiteiros.


Um chapim tirando a tampa de uma garrafa de leite (British Bird lovers)

Predadores

O único predador natural é o gaio (Garrulus glandarius) que também nidifica no jardim Gulbenkian, que comem os juvenis acabados de sair dos ninhos.


Localização

Apesar do seu comportamento irrequieto, saltitando permanentemente de ramo em ramo, de árvore em árvore, é fácil de localizar graças ao seu canto, Está presente em quase todo o jardim Gulbenkian, sendo mais frequente e fácil de localizar na margem sul do lago.


Fotografias no Jardim Gulbenkian

Mais imagens do chapim-azul no Jardim Gulbenkian:









Mais informação sobre o chapim-azul:

Avibase (Cyanistes caeruleus ogliastrae Hartert)
Wiki en
xeno-canto


0 comentários:

Enviar um comentário